Bem Vindo ao blog do Programa Curumim do Sesc São José dos Campos.

Aqui somos crianças de verdade!

Programa socioeducativo que oferece atividades artísticas, recreativas, literárias, ambientais, corporais, esportivas e muuuuitas brincadeiras, para crianças de 7 a 12 anos.

Um espaço de desenvolvimento por meio de reflexões e da livre expressão.

Fique por dentro de tudo que rola no nosso dia a dia e venha aprender brincando!


DICAS


Essa equipe de Educadores do Programa Curumim do Sesc São José dos Campos é muito ligada 
e vai deixar um monte de dicas de cultura, lazer, educação e bagunça para vocês.



Os educadores do Programa Curumim indicam o "Espaço de Brincar", centro de desenvolvimento e aprendizado para crianças pequenas e crianças pais.
Atendimento especializado da educadora Daniela Ferreira.

https://www.facebook.com/pg/EspacoBrincar/photos/?ref=page_internal



Dicas

de

leitura

                       
                                    Nossa dica é sobre o projeto do ano de 2016,  Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Estamos aprendendo sobre muitas coisas, as histórias dos jogos  na Grécia antiga, mitologia e os Deuses do Olimpo, esportes novos, mascotes, bandeiras, símbolos, signos, curiosidades, modalidades paralímpicas e muito mais.                                                                                                  







APRENDER E BRINCAR É SÓ COMEÇAR...





A dica do momento é: Brincar e aprender com o barro, lá no Bairro dos Freitas em São José dos Campos, com o pessoal legal da ONG PUPA e conversar sobre várias coisas. Plantações, cuidados com o Planeta Terra, reaproveitamento de material e construções de casas de barro.

Visite o site:

https://pupafrutificar.wordpress.com/espaco-movimento/

 





Um FILME para toda a família, aprender, relembrar e principamelnte brincar muito.
Direção: David Reeks, Renata Meirelles


O longa tem como propósito sustentar uma narrativa do brincar infantil. Ao longo de vinte e um meses, diversas crianças e seus trejeitos, das variadas realidades do Brasil, foram representadas. O filme faz parte de um projeto de pesquisa, registro e divulgação.

Documentário | Livre | 90 min | Brasil













BRINCAR É COISA SÉRIA !

 Preparar um ambiente acolhedor, cooperativo e dar ouvidos aos anseios e sentimentos de todos, respeitando as diferenças e gostos, é fundamental para estabecer vínculos, compreender o outro com respeito e  fortalecer as amizades. (os registros fotográficos mostram muito bem isso, foto 1, 2, 3, 4 e 5).






Foto1.


Foto 2.


Foto 3.


Foto 4.

















Foto 5.



Compartilhando Saberes - Educação

Um dos encontros abordará a importância da dança na educação ( foto: Divulgação 1)

O Sesc São José dos Campos promove encontros para compartilhar conhecimentos voltados à formação de crianças e jovens. De setembro a outubro, com os instrutores do Programa Curumim.

Os instrutores do Programa Curumim do Sesc São José dos Campos organizaram uma série de oficinas e bate-papos sobre educação, preocupados em trocar suas experiências com outros profissionais e estudantes da área, e aprender com eles.

Ao longo deste projeto, contaremos com a presença de profissionais especializados nas diversas áreas do conhecimento para agregar valores e ampliar as reflexões no âmbito educacional”, explica a equipe. A ideia é dar ênfase à troca de experiências educativas, estabelecendo relações e reflexões entre a educação não formal, formal e informal.

A proposta é gratuita e tem vagas limitadas, sendo necessário fazer a inscrição antecipadamente na Central de Atendimento.

Temas

O encontro Responsabilidade e desafios na formação de crianças e jovens, abre as atividades do projeto, sábado 20 de setembro, com Edna Motta, psicóloga e fundadora do Crescendo Instituto, centro de psicanálise e terapias aplicadas de São José dos Campos.

Educomunicação, Cinema, Dança, entre outras áreas, serão abordados nas oficinas que se seguem, sempre aos finais de semana, para os educadores, pais e estudantes, interessados em expandir e compartilhar saberes.
O teatro é um dos temas dos encontros do Compartilhando Saberes ( foto: Divulgação 2 )
Sesc São José dos Campos, Telefone: (12) 3904.2000 - sescsp.org.br
Espaço Oficina. Grátis.
Vagas limitadas. Inscrições prévias na Central de Atendimento.


 A Nicole Fernanda, 11 anos e Fernanda Oliveira, 12 anos indicam com certeza esse vídeo com audiodescrição. 
    " O preconceito e a menina que deu a volta por cima."
    " Não Importa a raça, o importante é respeitar." 
Porque ir para a Internet Livre e aprender com um vídeo e um bom bate papo é o maior barato no Curumim. 
Vídeo: Uma menina com cabelos de Brasil... - Audiodescrição Mil Palavra.





Vamos aproveitar a dica de leitura dos nossos curumins. Seguem duas fotos dos livros que foram apresentados em nossa roda, os temas Internet e Folclore foram abordados e pesquisados com todos.

                 Obrigado Lívia Simões e Matheus pela dica de Leitura.
As crianças indicam: Vá ao Circo com o seu responsável, ele vai agradecer. 

O GRANDE CIRCO TIHANY, esteve em São José dos Campos. E outros sempre passam por aqui, fiquem espertos e não percam essa oportunidade de ser feliz em família.
O circo  é o momento para rir, se divertir e compartilhar com os outros. Quando a gente faz aquela cara de assustado e pensa, "O equilibrista vai cair ? !"     :-o     Edição: Thais Santos, 9 anos, Alessandra Oliveira, 8 anos e Thaise, 8 anos 
MUITA BRINCADEIRA, indicam os educadores do Curumim. Porque o brincar é a oportunidade de desenvolvimento. Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades.
O brincar estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. Proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da atenção.
 
   Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É natural, é uma necessidade humana e se bem cultivado, irá contribuir no futuro para a eficiência e o equilíbrio do adulto.
Brincando a criança se distrai, é levada para um mundo de oportunidades lúdicas e fantasias, sem a tensão provocada pelo mundo adulto. Vem brincar, falar e ser ouvido aqui com a turma do Curumim de São José dos Campos. Atividade coletiva
 Um pouco de jornal, caixas de papelão, fita crepe e muita imaginação são suficientes para começar a diversão.
 Foi assim que aconteceu a gincana ecológica que fez muito sucesso e despertou a criatividade dos Curumins. 
  Detalhe, toda a produção foi construída sem utilizar tesoura.
 Tudo isso contou com muito trabalho em equipe. ______________________________ 

A melhor forma de aprendizado acontece quando diversão, desejo e prazer se unem, é aquele momento mágico quando estamos JOGANDO NO QUINTAL, BRINCANDO COM OS AMIGOS.

Quando vejo essas fotos das crianças do Programa Curumim de São José dos Campos tudo fica mais claro.

Aprender brincando é o maior barato ! ! ! 

Educador Ricardo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário